• Design
  • Notícias

| Tempo de leitura: 2 minutos

3D: tecnologia e design usados para o bem

Desde que começaram a surgir as primeiras impressoras 3D, muita coisa tem sido feita para melhorar a vida das pessoas. Já vimos diversas próteses impressas com esta tecnologia para ajudar crianças e adultos que nasceram com má-formação ou sem algum dos membros, por exemplo.

Mas uma novidade anunciada na última edição do SXSW promete trazer melhoria de vida para centenas de famílias. A construtora Icon, em parceria com a organização sem fins lucrativos New Story, que constrói casas para pessoas pobres, apresentaram no evento o protótipo de uma casa construída com a tecnologia de impressão em 3D.

Essa casa, feita de concreto, tem 35 metros quadrados e foi erguida em um período de 48 horas. A intenção da construtora é reduzir o tempo de fabricação e dobrar o tamanho das casas, além de reduzir os custos. A ideia é criar uma comunidade de 100 casas construídas desta maneira em El Salvador. O presidente executivo da New Story afirma que o projeto “literalmente mudará a forma como as casas são construídas”.

Mas, como?

Assim como os objetos impressos em pequena escala, as casas são construídas camada por camada, através de uma grande mangueira que trabalha nestas camadas despejando uma argamassa muito semelhante ao concreto tradicional, dando forma às paredes, a partir das direções dadas à máquina para a impressão.

Depois de impressa, a obra é finalizada com as partes de madeira, pintura, decoração e instalação da parte elétrica. As casas construídas desta maneira estarão adaptadas para receber, também, toda a parte hidráulica.

Valor

Não é a intenção do projeto doar casas às pessoas, e sim fazer uma espécie de financiamento, em que, em 10 anos, os moradores pagarão uma hipoteca de US$ 3o dólares mensais. Este dinheiro irá para um fundo comunitário que servirá para fazer a manutenção destas casas e construir mais imóveis desta maneira.

Os executivos afirmam que o projeto não visa lucro para as empresas.

 

Últimas postagens

Facebook anuncia recurso de para encontros

Nesta terça-feira (1), durante a conferência F8, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook ganhará um recurso para facilitar a paquera,...

Portas digitais interativas no metrô de São Paulo: inofensivas ou invasivas

No último dia 18, a ViaQuatro, concessionária que cuida da Linha 4 – Amarela do metrô paulistano, lançou um recurso...

A curiosidade matou o gato

De maneira semelhante a aplicativos que fizeram sucesso entre 2008 e 2009, como o Ask e o Formspring, em 2016...Leia mais.