Acessibilidade e inclusão na web

Em 20 de setembro do ano passado foi lançado, aqui no Brasil, o Movimento Web para Todos. O movimento une 21 organizações brasileiras, além de desenvolvedores e pessoas com deficiência em torno de uma questão fundamental: a acessibilidade na web. O objetivo central do MWPT é tornar a internet um ambiente inclusivo.

Fala-se tanto em respeito, diversidade, representatividade no ramo da comunicação, mas quase sempre esquecemos da acessibilidade. Pessoas com deficiências físicas, motoras e mentais encontram, diariamente, na vida lá fora, inúmeras dificuldades de se locomover, ser incluído na sociedade e alcançar seus objetivos. Infelizmente, essas dificuldades são ainda maiores quando se trata da vida virtual.

Uma reportagem exibida pelo Bom Dia Brasil, na última sexta-feira (22), mostrou que só no Brasil, são mais de 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Um numero desproporcional à quantidade de sites que estão adaptados às necessidades destes usuários: 5%.

No Brasil, a lei número 10.098 prevê que deve haver o acesso com segurança e autonomia dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação. Apesar desta lei e dos decretos que a seguiram, 95% de todos os sites registrados no país não possuem qualquer tipo de adaptação para pessoas com limitações físicas.

Um dos pilares do Design Thinking é a empatia. Esta, por si só, deveria ser razão mais do que suficiente para a sua empresa se atentar às questões da acessibilidade no seu site. Mas, além disso, no que se refere ao financeiro, se serve de incentivo, não existe custo algum criar uma página da web inclusiva. E, caso você queira adaptar o que já tem para ser acessível às pessoas com deficiência, procure um parceiro especializado!

Conheça o grano studio

Seja único

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.