Consumo consciente e o que a sua marca pode fazer por isso

Homem negro fazendo a forma de um retângulo com as mãos

Vivemos uma época em que os assuntos ligados a direitos humanos e ao meio ambiente estão cada vez mais em pauta. Um estudo realizado em 2016 pela Bowler/Pimenta Pesquisa para a Lynx mostrou que os jovens, cada vez mais preocupados com questões socioambientais, têm preferência por empresas que se engajam nesse tipo de causa.

Entre os entrevistados, 54% acreditam que é papel das empresas levantar bandeiras de causas e, destes, 82% creem que as marcas têm o poder de transformar realidades a partir de sua influência.

De fato, temos visto cada vez mais marcas vestindo a camisa de determinados grupos sociais. Não é de hoje que marcas de produtos de beleza, por exemplo, passaram a incluir em suas propagandas mulheres negras e que fogem do padrão de magreza. Mais recentemente passamos a ver casais LGBT nas campanhas publicitárias, além de transgêneros.

Além de todas estas causas, é importante falar sobre as empresas que adotam a transparência como princípio e assumem não realizar testes em animais, por exemplo. Muitas pessoas tomam este como fator decisivo na hora da compra, assim como desistem de uma aquisição quando descobrem que determinada marca está envolvida em denúncias de trabalho escravo.

Pensando nisso, foi criado o aplicativo Buycott. Esta ferramenta permite que o usuário conheça as práticas de determinada empresa através do código de barras do produto. Assim, se uma marca vai de encontro com os princípios de uma causa, fere os direitos humanos ou dos animais, ou falta com a responsabilidade ambiental, o software é capaz de indicar.

O aplicativo está sendo usado por diversas pessoas que adotaram em seu estilo de vida o consumo responsável e que têm essa preocupação com o mundo em que vivemos.

Ele está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS.

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