Este artigo não é sobre a Kodak. É sobre a sua empresa

Rolo de filme da Kodak

Você se lembra da época em que tínhamos de pensar muito bem no que fotografar nas viagens de férias porque tínhamos no máximo trinta e seis chances de acertar e não podíamos apagar o que já havia sido feito? Saudosa época dos filmes fotográficos! E não dá para pensar em filmes fotográficos sem pensar em Kodak.

Fundada em 1889, a empresa chegou aos anos 80 com 90% das vendas de filmes e 85% das vendas de câmeras fotográficas. Era referência, uma gigante no setor. Mas foi a incapacidade de enxergar além do óbvio e abraçar a inovação que empurrou a companhia de George Eastman do abismo.

Em 1975, um engenheiro da empresa criou a primeira câmera digital, de 0.1 megapixel. 11 anos depois, a tecnologia se expandiu para 1 megapixel e, em 1991, criaram a primeira câmera digital com um visor que permitia que o usuário visse o que estava fotografando.

No entanto, a companhia engavetou esses projetos e não colocou essas inovações no mercado. Temiam que as câmeras digitais tomassem o espaço dos filmes e das câmeras analógicas. Já se pode imaginar o que aconteceu a seguir: outras empresas de fotografia investiram na tecnologia e começaram a vender câmeras digitais.

No início dos anos 2000 as pessoas começaram a conhecer a tecnologia das câmeras digitais, que estavam se popularizando e tornando-se mais acessíveis. As vendas da Kodak começaram a diminuir em virtude disso, mas a empresa continuou acreditando que aquela era uma situação reversível.

Não era. As câmeras digitais vieram para ficar. Embora a Kodak tenha investido na tecnologia digital e em diversos outros produtos para tentar alcançar a inovação, a companhia não conseguiu ir muito longe e, em 2012, foi à falência. Toda a história de sucesso da empresa e os méritos que tiveram na primeira metade do século XX foram por água abaixo simplesmente porque não acreditaram no novo.

Este artigo não é sobre a Kodak. É sobre a sua empresa.

Estamos na segunda década do século XXI. O mundo inteiro está conectado e não há mais tempo a perder. Sua empresa não pode mais ficar somente no papel e no boca-a-boca; ela precisa ir para as telas dos computadores, dos smartphones. Precisa existir nas rede sociais e ser vista por lá. Ninguém quer mais do mesmo: as pessoas se interessam pelo novo, pelo que salta aos olhos, pelo colorido em meio ao preto e branco, pelo simples em meio a um mundo complexo. É mais do que necessário inovar.

Permanecer na inércia fará com que todos os seus esforços tenham sido em vão. Engavetar projetos inovadores colocará uma pedra em seu caminho. É preciso ousar. Claro, tudo isso com cautela, avaliando seu espaço, seu público, pisando com firmeza no terreno que você quer alcançar. Mas busque o novo. Abra a mente. Saia da sua zona de conforto e surpreenda.

Se você quer criar um projeto inovador para sua empresa e não sabe por onde começar, fale conosco!

Conheça o grano studio

Seja único

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.