Guia Michelin e Marketing de Conteúdo: o que eles têm em comum?

Se você é um entusiasta da gastronomia ou se acompanha o fenômeno televisivo Master Chef, certamente já ouviu falar do Guia Michelin e suas tão almejadas estrelas. Mas o que talvez você não tenha percebido é que ele foi parte importantíssima de uma estratégia de marketing de conteúdo da fábrica de pneus.

Em 1900 despontava a indústria automobilística em todo o mundo e, com isto, fazia-se claramente necessária a venda de pneus. Fundada em 1888, a empresa de André Michelin, homônima de seu criador, decide, então, criar um guia turístico e gastronômico para incentivar o turismo e, como consequência o uso dos pneus de sua marca. Uma coisa ligando à outra: restaurantes com altíssimo reconhecimento relacionados a pneus de alta qualidade para uma viagem segura e tranquila.

A ideia de fazer o consumidor se deslocar de carro aos melhores restaurantes da Europa e, posteriormente, do mundo inteiro, fazendo com que ele gaste pneu e consequentemente tenha que, em algum momento, substituir por um novo é de uma criatividade extrema!

Casos como este são a prova de que ideias nunca são demais, nunca são loucas demais. É sempre possível inovar com coisas que cativam e mexem com a sensibilidade do consumidor.

Até hoje o Guia Michelin é reconhecido e todo chef sonha em ter seu nome ou o nome de seu restaurante mencionado nele. Até hoje a marca de pneus cresce e está atuante no mercado. Não é nem preciso dizer que até hoje apreciadores da boa gastronomia estão disposto a rodar alguns quilômetros de carro para visitar um restaurante estrelado pelo Guia.

Hoje disponível também em versão online, o Guia apresenta mapas com a localização dos restaurantes indicados e suas rotas. Além dos restaurantes, sugere também estadia nas redondezas e diversas opções de passeios turísticos, sem falar que mostra como está o tráfego e a meteorologia no local procurado.

E você? Qual a grande ideia que vai revolucionar a sua marca? De que maneira é possível criar um conteúdo que impacte seus usuários e consumidores da mesma forma que o Michelin conseguiu impactar os seus?

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