Minimalismo: abrindo espaço para o que importa

Xícara de café

O minimalismo parte do princípio de que menos é mais. Adotado nos mais variados gêneros artísticos e até na ciência e tecnologia, agora tem sido abraçado por inúmeras pessoas como estilo de vida.

Todos possuímos coisas em excesso, que não utilizamos mais (ou que sequer foram utilizadas um dia). Todos nós algum dia compramos por impulso ou tivemos desejos maiores do que nossas necessidades. A questão que fica é: por que possuir tanto?

O minimalismo entra quando o indivíduo decide reavaliar suas necessidades, estabelecer prioridades e livrar-se dos excessos. Não existe uma regra. Na verdade, cada um sabe do que necessita para viver.

Muitos estão esvaziando seus guarda-roupas e doando as peças que não utilizam mais e fazendo o mesmo com as estantes de livros e armários do restante da casa, por exemplo. Estes acreditam que a limpeza traz mais leveza à vida; desocupar e abrir espaço é livrar-se de pesos desnecessários.

Quando se trata de comunicação visual o princípio acaba sendo o mesmo. É muito mais satisfatório acessar uma página se aquilo que estamos buscando está colocado de maneira clara e objetiva. Não gostamos de espaços sobrecarregados de informações e elementos desnecessários, certo?

No design, também buscamos abrir espaço somente para o que importa. Tiramos o que apenas incomoda os olhos e ficamos só com o que basta.

É muito melhor assim, não é?

Conheça o grano studio

Seja único

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.