O Papai Noel como conhecemos – ou o poder da publicidade

Enfeite de Papai Noel com pontos de luz ao redor

A história é antiga. Inspirada na história de São Nicolau, no século IV, que segundo a lenda, distribuía auxílio financeiro a pessoas pobres de maneira anônima. Com trajes de bispo, o que de fato era, foi transformado em símbolo do Natal e, de lá, se espalhou por todo o mundo.

Mas e a imagem que conhecemos hoje, de um senhor de barbas brancas e roupa vermelha? Esta surgiu no século XX nos Estados Unidos e no Canadá. E a responsável por isso foi a Coca-Cola.

Muitos difundem a ideia de que foi a marca de refrigerantes que criou o Papai Noel, mas não é bem assim. Vejam, a figura de um bom senhor que distribuía benfeitorias no Natal já existia; a empresa apenas deu a este homem forma e cor. No ano de 1931, a Coca-Cola lançou em sua campanha de Natal uma figura mais humanizada do velhinho e, a partir daí, o mundo inteiro passou a adota-la como símbolo da festa cristã.

Hoje, por mais que já tenham redesenhado o Papai Noel de diversas maneiras – lembro, inclusive, de quando era bem pequena, de um velhinho com barbas brancas, mas que usava bermuda nas cores da bandeira brasileira e óculos de sol, repousando numa representação de praia montada na entrada de um shopping center –, a imagem que ficou e ficará, provavelmente, para sempre, é a das vestes vermelhas e brancas e do gorro com um pom-pom na ponta, que uma empresa criou.

Assim, podemos ter uma dimensão do poder que uma campanha publicitária pode ter. Ano após ano, a Coca-Cola transforma a data em uma festa de luzes e magia com suas carreatas que se espalham por todo o país, tocando músicas natalinas e trazendo, é claro, a imagem do bom velhinho.

O Natal como conhecemos hoje, como passamos de geração a geração, é o que é grande parte por causa da Coca-Cola!

E você, tem alguma ideia para uma campanha incrível de Natal?

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