• Notícias

| Tempo de leitura: 2 minutos

Seus dados foram roubados pelo Facebook? Descubra

Há cerca de três semanas o Facebook protagoniza mais um episódio de escândalo envolvendo compartilhamento indevido de dados de usuários da rede. Em resumo, através de um teste de personalidade desenvolvido por uma empresa chamada Cambridge Analytica, milhares de pessoas tiveram sua privacidade violada por um rompimento às políticas de segurança da rede social. Estes dados foram usados com fins políticos que favoreciam a candidatura do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Com o desenvolvimento das investigações, descobriu-se que não somente as pessoas que fizeram este teste de personalidade foram atingidas pelo roubo de dados, mas também pessoas que fazem parte da lista de contatos destes usuários na rede, totalizando cerca de 800 milhões de pessoas.

Na tarde de ontem, Mark Zuckerberg depôs frente ao Senado norte-americano, em defesa de sua empresa.

Entre as ações realizadas para reduzir os danos gerados pelo escândalo, o Facebook está notificando as pessoas que tiveram as informações compartilhadas com uma mensagem contendo uma breve explicação dos fatos como um pedido de desculpa pelo desconforto causado. No texto, explicam que já baniram o aplicativo “This is your digital life” (do qual fazia parte o teste) e garantem que estão comprometidos a “confrontar o abuso e proteger a privacidade” dos usuários.

Além disso, colocaram à disposição dos usuários uma página que mostra se você e/ou seus amigos tiveram os dados utilizados pela Cambridge Analytica. Ao final da página, orientam até que o usuário verifique a que aplicativos está logado com seu perfil no Facebook, incentivando que se proteja de eventuais abusos e usos indevidos de suas informações.

Para permanecer atualizado sobre os desdobramentos deste caso, fique atento às publicações do Grano Studio nas redes sociais.

Últimas postagens

Facebook anuncia recurso de para encontros

Nesta terça-feira (1), durante a conferência F8, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook ganhará um recurso para facilitar a paquera,...

Portas digitais interativas no metrô de São Paulo: inofensivas ou invasivas

No último dia 18, a ViaQuatro, concessionária que cuida da Linha 4 – Amarela do metrô paulistano, lançou um recurso...

A curiosidade matou o gato

De maneira semelhante a aplicativos que fizeram sucesso entre 2008 e 2009, como o Ask e o Formspring, em 2016...Leia mais.