Spotify for brands: como atrair seu cliente através da música

Não existe nada que seja mais democrático do que a música. Os diversos gêneros atraem todo o tipo de gente, penetram os mais variados e distantes setores da sociedade. Dá para imaginar um mundo sem música? O treino na academia não é a mesma coisa sem um som que ajuda a dar ritmo. Uma viagem de carro é tediosa sem uma trilha sonora. Disso, você sabe e eu sei; é consenso. E as marcas também sabem e tem se aproveitado desse fato para atrair, se aproximar e se envolver com os clientes.

O Spotify completa dez anos de existência em 2018 e, hoje, já é o streaming de músicas mais baixado e utilizado em todo o mundo. Em 2015, a companhia lançou a plataforma Spotify for Brands, que auxilia as empresas a segmentar e atrair seu público através da música.

Isso tem sido possível de diversas maneiras, mas principalmente através do Spotify Playlist Targeting: a preferência musical dos usuários do streaming gera dados que são disponibilizados para as marcas. Estas, por sua vez, criam playlists segmentadas para o público alvo.

Um case inspirador é o da BMW. A marca de carros mundialmente conhecida lançou o modelo BMW 320i. Com a proposta de oferecer um automóvel com um custo mais baixo do que o comum para a marca e, apegando-se à tradição das roadtrips pelos Estados Unidos, a companhia uniu-se ao Spotify para cativar o público. Foram selecionados cinco trajetos rodoviários tradicionais dos Estados Unidos e, para cada um deles, uma playlist foi criada. Nestas listas de reprodução, cantores e bandas de cada região dos trajetos e uma peça publicitária é exibida em vídeo ao selecionar a playlist.

Ou seja: a companhia, sem dúvidas, soube unir o útil ao agradável para conquistar seu público de uma maneira que desperte diversos sentimentos trazidos não somente pelas músicas mas pela ideia de fazer uma longa viagem de carro.

E a BMW não está sozinha. A Nike, por exemplo, conta com vários canais segmentados na plataforma, e cada um deles traz uma série de playlists específicas. A Nike Women é o canal mais popular e tem listas com músicas para diversos tipos de treinos. No Brasil, a Oakley foi a primeira empresa a lançar no Spotify uma playlist segmentada, também para atividades físicas.

O que você está esperando para conquistar seu cliente através da música?

Conheça o grano studio

Seja único

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.