Antes da internet, as empresas enviavam para seus clientes conteúdos via mala-direta. Correio, mesmo. Mas isso evoluiu e, com a evolução da tecnologia, as companhias abraçaram o e-mail como forma de manter relacionamento com o cliente. Surgiu, então, o e-mail marketing e não é de hoje. Há tempos este mecanismo é utilizado a fim de atrair leads para uma empresa. No início era visto como uma prática invasiva, mas hoje todos compreendemos que a comunicação via e-mail é a mais eficaz forma de se relacionar de maneira próxima com o usuário.
Hoje, com a evolução não somente da internet, mas também dos profissionais do marketing, esta solução mostra-se cada vez mais eficiente. Utilizamos o Email Marketing como estratégia para anunciar promoções e ofertas, eventos e apresentar conteúdos mais gerais através de newsletters, tudo isso para manter o cliente atento e próximo da empresa.
São diversas as possibilidades que temos em relação a isso, hoje em dia. Inúmeras ferramentas de automação de e-mail existem para facilitar o processo de atingir toda a lista de contatos da sua empresa. Isso é importante, porque o e-mail enquanto ferramenta de comunicação não é algo que desaparecerá com facilidade do nosso convívio. Não mais o utilizamos para nos corresponder com nossos amigos e familiares – temos as redes sociais e os aplicativos de mensagens para isso – mas o e-mail é atualmente utilizado por 92% da população adulta com acesso à internet em todo o mundo. Através dele é que tratamos de assuntos mais sérios e nos informamos sobre diversos assuntos do nosso interesse.
Mas é importante ressaltar que é necessário que haja uma estratégia por trás do envio destes e-mails. Eles precisam fazer sentido, ter conexão, afinal você não quer simplesmente encher a caixa de entrada do seu cliente com conteúdos desnecessários, ou seja, spam, não é?
Abaixo, listamos 6 passos para criar uma boa estratégia de nutrição de leads através do e-mail marketing, ou seja, uma estratégia para manter um relacionamento com o cliente até efetivamente apresentar a solução que sua empresa vende.
1. Escolha a ferramenta
Existem diversas ferramentas de automação de e-mail marketing. Você precisa escolher a que se adequa melhor às suas necessidades enquanto empresa.
2. Defina seu alvo
Para quem você está enviando seu material? Assim como todos os processos do marketing de conteúdo é necessário ter a persona bem definida. Ela é o seu público, você precisa saber com quem está falando para ser objetivo e para que o seu e-mail não seja mais um e-mail entre tantos na caixa de entrada de uma pessoa.
Por isso, também, é necessário ter uma lista de contatos previamente. Qual é o seu público? Você sabe se tem o que eles estão procurando? Se você não tem essa lista, você precisa ir atrás dela; é preciso saber quem você quer alcançar.
3. Organize-se
Uma boa dica é realizar um planejamento através de um calendário em que você marcará todas as datas comemorativas do ano e criará ações especiais para cada uma dessas datas. Ou seja, você pode usar feriados e outras datas não oficiais que se relacionem com o seu negócio como gancho para atrair o cliente através de e-mails criativos nestas ocasiões.
É importante ter uma margem de, no mínimo, um mês antes da data que você já terá tudo pronto para poder lançar os e-mails.
4. Pense na frequência
A frequência com que você enviará os e-mails depende muito daquilo que você está oferecendo. Por exemplo, uma agência de viagens não tem a necessidade de enviar conteúdos com a mesma frequência que um canal de notícias. O ideal é que, a princípio, para sentir a intenção do público, sejam enviados em uma frequência de quinze dias a um mês. Lembre-se que você não deve lotar a caixa de entrada do seu cliente, nem deixar que ele te esqueça.
5. Analise
As ferramentas de automação disponibilizam informações sobre como o lead interagiu com o conteúdo que foi enviado. Neste momento você deve analisar qual a resposta dos seus clientes ao material fornecido: taxa de cliques, cancelamento de inscrição e entrega das mensagens. A partir disso, você pode avaliar e balançar os resultados obtidos através de suas ações.
6. Prossiga
Agora você já tem uma rede de relacionamento com seus leads. Este é o momento em que você dá prosseguimento à sua campanha. Você pode pensar em estratégias para de fato vender a sua solução, produto ou serviço, através de e-mails promocionais, por exemplo.
E aí? O que você está esperando para começar a utilizar o Email Marketing como estratégia em sua empresa?
Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.