Case Digibee: Quando os pequenos detalhes contam histórias (Rebranding)

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Descubra como foi o processo da nossa equipe para criar esse grande projeto de rebranding e anote nossas dicas!

Existem cases que ganham um lugar definitivo em lugares que vão além do portfólio. Marcam nossa trajetória pessoal, profissional e marcam um momento de escalada em nossas habilidades e resultados.

Nosso atendimento ao cliente Digibee foi exatamente assim. Foi um processo desafiador, mas ao lado de grandes clientes, pudemos desenvolver um projeto de rebranding que surpreendeu todos os lados envolvidos, além de adaptar a mensagem transmitida para o público por meio da identidade visual renovada.
Quer saber como esse processo foi feito e quais técnicas utilizadas podem ser usadas pela sua marca para escalar seus resultados? Continue lendo:

Conhecendo e (re)conhecendo a Digibee

tipo de rebranding

Antes de tudo, vale conhecer a Digibee. E acredite: esse passo é importante para muito mais do que só entender esse texto. Afinal, somos suspeitos para falar, mas temos tranquilidade em dizer que essa é uma marca que merece ser reconhecida.

Trata-se de uma solução para que empresas encontrem opções de integração flexíveis, concretas e que ainda assim, permitam uma escalada nos resultados. Basicamente, a Digibee é a sustentação para que seus clientes dêem um passo crucial para crescer.

Fundada em São Paulo em 2017, a instituição internacionalizou seus processos e hoje já conta com uma sede na Flórida, nos Estados Unidos da América. Demais, não é?

Um ponto que você precisa entender é que o maior diferencial da Digibee está em entender a necessidade do cliente e em, de fato, desenvolver projetos personalizados e que vão além do tecnológico, integrando todos os aspectos da empresa em questão para criar um sistema inteligente e funcional.

O começo de uma nova fase

Toda história de sucesso começa com um desafio. No caso da Digibee, essa provocação veio a partir de um descontentamento com o posicionamento da marca diante do público. Além de um logotipo que não era funcional e não transmitia os valores da companhia, a Digibee sentiu que sua comunicação não estava atualizada aos seus planos de expansão.

Depois de algumas tentativas de mudança que não deram certo, foi no Grano que a Digibee encontrou uma verdadeira parceira.

Em pouco tempo, iniciamos os processos de briefing e imersão no case. Isso foi essencial para que pudéssemos avaliar conceitualmente e criticamente a situação da identidade visual e do branding da marca, com o objetivo de propor caminhos criativos e que resolvessem o problema trazido inicialmente.

Prepare o café, porque vamos começar esse projeto de rebranding

rebranding

Com a equipe alinhada e uma meta em mente, nossos criativos passaram um café fresquinho e se dedicaram integralmente ao projeto. Por aqui, acreditamos que não basta criar logotipos: é preciso ter um cuidado com cada detalhe, pensando em como o resultado será recebido e se ele transmite uma mensagem inovadora, coerente e marcante.

Nossas mudanças foram sutis, mas muito significativas. Confira quais foram elas:

Acertando o tom, literalmente

Depois de uma avaliação, percebemos que as cores da marca original da Digibee tinham coerência e boa aplicação. O verdadeiro fator de atenção estava no tom em que elas estavam sendo usadas. Notamos que dado o momento do segmento tecnológico, uma proposta sólida era o mais indicado. Afinal, quando lidamos com soluções modernas para a nossa empresa, queremos simplicidade e objetividade.

Esse foi o gatilho para criarmos uma paleta de cores sólidas entre o roxo, laranja e verde. Equilibrando cada uma com sofisticação, mas sem perder o toque de modernidade que esse cliente demanda.

Conectando pessoas, marcas e… Linhas!

Lembra que lá no começo, falamos sobre o diferencial da Digibee estar em conectar e integrar ferramentas? Pois é! Quando colocamos as mãos e as mentes nesse projeto, sabíamos da importância de refletir esse cuidado na identidade visual.

A versão original do logotipo da Digibee trazia uma espécie de cubo criado a partir de linhas separadas. Apesar de ser interessante, essa premissa já não refletia mais a mensagem que deveria ser transmitida. Por isso, nos concentramos em criar um ícone com a fluidez como foco, e que mostra que diferentes setores devem se juntar para criar uma imagem única.

Letras para escrever uma nova história

A fonte foi, literalmente, outra fonte de mudança para nós. Uma coisa interessante sobre a tipografia é que ela se adapta ao longo do tempo e reflete o momento da sociedade. No case Digibee, sabíamos que era de extrema importância trazer uma opção que materializasse a modernidade e a tecnologia da empresa, mas sem perder a sensação de humanização que ela buscava transmitir.

Nossa escolha foi uma linha que combina linhas arredondadas e traços retos, criando uma harmonia entre o que é objetivo e o que é subjetivo. Esse foi um dos detalhes de maior destaque da marca. Afinal, uma boa tipografia traz ainda mais vida ao ícone e mostra muitos dos ideais de uma empresa.

Uma marca feita para ganhar novas formas

processos de rebranding

Quando pensamos em criar uma identidade visual, devemos também refletir sobre ela enquanto nos perguntamos: “Será que criamos esse logotipo para o mundo, ou apenas para nós mesmos?”

Esse foi um questionamento que moveu o nosso processo na Digibee. Afinal, tratando-se de uma marca tecnológica, sabíamos perfeitamente que deveríamos criar uma imagem que pudesse se adaptar aos novos tempos, ganhamos características que refletissem as muitas inovações que a empresa busca e concretiza.

Portanto, utilizamos uma linguagem marcante, mas universal, capaz de ser alterada sempre que necessário, sem perder sua essência e sem se afastar do público que já a conhece.

5 descobertas que tivemos com esse case:

E se pudéssemos separar 5 aprendizados para compartilhar com você? Confira nosso top 5 de descobertas no case Digibee:

  1. Um briefing de qualidade é aquele que entende as dificuldades prévias do cliente, mesmo com outras agências e prestadoras de serviço.
  2. Muitas vezes, quando o assunto é cor, menos é mais.
  3. Fazer uma boa apresentação e guiar seu cliente através do seu processo criativo é um caminho com destino à aprovação.
  4. Pensar no futuro é uma garantia de criar algo atemporal.
  5. Tenha em mente o que seu cliente enxerga como principal diferencial e materialize isso em sua marca.

Aplicações que encantam

Uma boa identidade visual deve ter um grafismo de apoio digno da empresa que a possui. Por isso, ao pensar no processo de rebranding da Digibee, criamos também uma série de aplicações que faziam sentido com os resultados apresentados e que seriam capazes de prender a atenção do público-alvo sem tirar o destaque das informações que estavam sendo passadas.

Confira os resultados:

Sua marca também pode ser um case de sucesso

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Quando lemos histórias como essa, sentimos que cases grandiosos como esse são muito distantes da nossa realidade. Mas a proposta do Grano é justamente diminuir essas distâncias e provar que com uma boa dose de café e criatividade, todos podem contar com um final feliz para seus processos de rebranding.

Se você está se perguntando como, aí vai a resposta: nosso processo foi criado por profissionais altamente qualificados e treinados para criar soluções eficientes para sua empresa, considerando o público-alvo, as metas e o segmento de cada cliente. É com esse cuidado que criamos um portfólio de conquistas: tanto nossas quanto das companhias que atendemos com muito orgulho.

Quer saber mais ou começar seu projeto hoje mesmo? Entre em contato conosco!

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Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.