Qual é a diferença entre o Design e Branding?

design e branding

Design para um lado, branding para o outro. Esses dois termos parecem não sair dos tópicos mais falados no mundo da comunicação de marketing digital. Mas afinal de contas, o que eles querem dizer e qual é a diferença entre eles? 

Esse será o tema do nosso artigo. Descubra tudo que você precisa saber acerca desses recursos e descubra se eles são uma opção para você e para a sua marca. 

O que é Design?

O termo Design surgiu na Inglaterra, ainda no século XVII e acredita-se que ele tenha aparecido como uma derivação da palavra “disegno”, que significa “desenho” em italiano. Hoje, o conceito se popularizou e passou a fazer parte da rotina de empresas de todos os portes ao redor do mundo. 

Apesar da conotação mais comum do design envolver as artes gráficas e visuais, ele também faz parte de projetos arquitetônicos, da elaboração de produtos, da moda e até mesmo de questões textuais. Em outras palavras, o design está em tudo, mesmo que não o notemos diretamente. 

O profissional responsável por um projeto de design é o designer. Geralmente, a função envolve a captação de um briefing (documento que avalia as principais demandas do cliente), o desenvolvimento de uma peça e a aprovação da mesma diante do solicitante. 

Essa prática envolve o estudo de formas, linhas, dimensões, proporções, cores e contextos. Todos esses recursos são utilizados para criar um resultado que seja funcional e adaptável para os mais diversos formatos.

O que é Branding?

design

O Branding, por outro lado, engloba aspectos que vão um pouco além dos visuais. Trata-se de um exercício constante na forma de gestão de marca. Ele demanda uma série de atividades que, combinadas, serão responsáveis pela identidade comunicacional de uma empresa. 

Traços como a linguagem utilizada pelos funcionários, o slogan e até mesmo o aroma típico de algumas lojas são algumas das criações propostas por um gestor de Branding. A ideia é, basicamente, que a marca possa ser reconhecida facilmente em diversos formatos e pontos de comunicação com os clientes. 

Apesar de muitas vezes associarmos essas ações às grandes companhias, a verdade é que todas as empresas devem praticar o Branding em algum nível. Pequenos cuidados já são suficientes para iniciar esse hábito, que inclusive deve envolver também os colaboradores e fornecedores. 

Como diferenciar os dois?

Por envolverem a relação entre as marcas e os clientes, é comum que o Branding e o Design sejam confundidos. Embora ambos tratem de questões visuais (desde a questão da imagem em si até o posicionamento que você transmite), seus objetivos são muito diferentes. 

Enquanto o design busca, através de recursos imagéticos (práticos ou subjetivos), proporcionar uma experiência e entregar uma imagem manipulada para transmitir os valores de uma empresa, o Branding busca atingir todos os sentidos de um usuário, criando uma percepção mais definitiva a respeito da marca. 

O segredo para diferenciar os dois está em entender suas intenções. Enquanto o design tem objetivos mais pontuais, o branding utiliza técnicas de design para gerar uma combinação de fatores. 

Marca ou logotipo?

Os termos “marca” e “logotipo” são muito confundidos.  Mas a diferença entre eles é muito importante para que você consiga evoluir no mercado.

Enquanto um logotipo diz respeito ao ícone e à tipografia que você utiliza como símbolo da sua empresa, a marca inclui outros aspectos como  estratégia  posicionamento, objetivos de comunicação e linguagem. 

Lembrando que o branding é o ato de gerir sua marca, ou seja, de mantê-la sempre em evidência do jeito certo no imaginário do público. 

Como saber o que se encaixa melhor com você?

Mas então, como saber se a sua empresa precisa investir em Design ou Branding? A resposta é simples: você pode ter os dois, e utilizá-los em conjunto para ter ainda mais resultados. Afinal, um não funciona sem o outro. 

Não adianta ter um Branding caprichado, se sua identidade visual não estiver atualizada e não refletir o seu momento atual. Ao mesmo tempo, não ainda estar em dia com o Design e julgar que apenas ele será suficiente para atingir seu público da maneira como você espera. 

Portanto, manter os responsáveis por essas duas áreas na sua empresa sempre alinhados é uma maneira de potencializar seus esforços de comunicação, garantindo que seu cliente entenderá o que você quer transmitir com mais facilidade. 

Como saber se você precisa de Design e Branding?

branding

Existem alguns sinais que podem indicar que você é hora de um esforço de Design ou Branding na sua empresa. A falta de engajamento em redes sociais, por exemplo, ou a dificuldade de sintetizar informações em peças publicitárias podem indicar que você está com um déficit em seu design. 

Outros pontos como a incompreensão do público em imergir no seu propósito ou a falta de diferenciação no mercado são sintomas clássicos de que está acontecendo alguma falha no seu planejamento de Branding. 

É importante ficar de olho nesses sinais, justamente para saber qual é o momento certo de começar um novo projeto de comunicação para sua empresa. Mesmo que você nunca tenha se apropriado dessas técnicas antes, pode tranquilamente se adaptar a esses conceitos. É preciso se abrir para inovações, mas sempre existe uma oportunidade de se reposicionar e se recolocar no mercado. 

Quem pode lhe ajudar?

Se você anda com preocupações sobre dar conta de todas as tarefas de design e branding da sua empresa, não se preocupe. Você não precisa fazer tudo isso sozinho(a). Na verdade, o mais indicado é que você busque por um profissional com uma formação específica para essas áreas, capaz de fornecer uma visão ética, responsável e com um alto padrão de qualidade para lhe oferecer. 

Encontrar esse apoio pode ser importante, mas não precisa ser um desafio. Existem agências e estúdios especializados nesses temas e com um enorme know-how no segmento. Se você quer aprender um pouco mais sobre esse tema, uma boa dica é nos acompanhar nas redes sociais. Por ali, estamos sempre trazendo novidades e reflexões acerca desses assuntos e compartilhando dicas para você implementar na sua marca. 

Nossa equipe é qualificada e está à disposição de nossos clientes da maneira mais receptiva possível. Trazemos, inclusive, conteúdos inovadores sobre branding e design em nosso blog. Você pode conferir e ficar por dentro de tudo que existe de melhor nesse mundo através do link.

Agora é com você! 

Terminamos esse texto com um incentivo. Não importa o porte da sua empresa, o design e o branding sempre podem ser um degrau para que você ganhe mais solidez e robustez no mercado. Acredite no valor da sua marca e conte com o apoio certo para que seus objetivos sejam conquistados. Com a dedicação certa, você com certeza sentirá os resultados dessas técnicas se aproximando da sua realidade dia após dia.

Conheça o grano studio

Seja único

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.