Próxima estação: conscientização!

premios metrô sboc

Confira todos os detalhes sobre a nossa campanha premiada!

Independentemente da carreira que você exerce, há um sentimento que todos os profissionais têm em comum: o de sentir seu coração preenchido ao ver o resultado de um projeto ganhar asas. Poucas emoções são tão intensas como essa, mas por incrível que pareça, ainda tem uma forma de trazer mais brilho para essa conquista.

É que quando nosso esforço é reconhecido, toda essa jornada ganha uma nova perspectiva. É verdade que o talento e a dedicação podem ser medidos de centenas de formas, mas também é verdade que um prêmio é capaz de levar para a vitrine tudo que lutamos para conseguir.

Por isso, é com orgulho – mas muito orgulho mesmo – que compartilhamos um pouco da história de um trabalho feito em parceria com A SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), para fortalecer uma mensagem que ainda é tão estigmatizada como a da conscientização sobre o câncer.

Surge um desafio

premios

Quando a SBOC, uma parceira de longa data do Grano, surgiu com uma demanda para o Dia Mundial do Combate ao Câncer, nós sabíamos que tínhamos em mãos muito mais do que um job publicitário. Tínhamos uma missão.

Afinal, convenhamos: o câncer é um assunto difícil de lidar e que preocupa muitas pessoas. Por conta dos tabus e dos preconceitos que foram criados acerca dessa doença, é comum que o público se afaste do tema, deixando para depois e evitando pensar.

Então, como chamar a atenção das pessoas para um tema complicado, mas que precisa ser abordado? Bom, esse foi o tópico de muitos dos nossos brainstormings acompanhados de um bom café e de ideias melhores ainda.

Uma coisa é certa: a convivência com o SBOC nos ensinou que hoje em dia, por conta do esforço de milhares de médicos extremamente dedicados, a forma como o câncer é tratado, em todos os sentidos, mudou significativamente.

A tecnologia e o conhecimento desses profissionais fez com que os tratamentos para os mais diversos tipos de câncer mudasse, trazendo mais conforto, segurança e esperança para milhares de pacientes e familiares ao redor do mundo.

Mas existe uma coisa que nem mesmo o aparelho de saúde mais sofisticado pode resolver: a ausência de consciência das pessoas sobre os sintomas e os exames preventivos dos principais tipos de câncer.

Da insegurança à esperança

Com esse pensamento em mente, nós percebemos exatamente qual seria a nossa brecha. Não é sobre trazer um assunto difícil: é sobre gerar interesse e fazer com que as pessoas consigam se conscientizar durante suas rotinas sem precisarem ficar com medo, mas com a certeza de que elas estão sendo tão importantes na luta contra o câncer quanto os médicos envolvidos nessa batalha.

Nem todo mundo conhece os protocolos e os termos científicos que envolvem o câncer, mas todos podem conhecer sintomas, dados e informações sobre essa condição que apenas em 2020, atingiu cerca de 19 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Transportando uma mensagem, literalmente

Uma vez que sabíamos exatamente o que e como informar, faltava, é claro, a definição de onde isso seria dito. Para isso, contamos com ajuda da própria SBOC, que contribuiu com o processo de criação em todos os momentos.

Estamos falando de uma mensagem extremamente relevante, que deve ser levada para o máximo de pessoas, atingindo cada pedaço da cidade e os mais variados perfis de público. E que lugar melhor para espalhar uma informação do que o metrô?

E foi assim que nossa campanha ganhou uma exposição em pleno metrô de São Paulo: o lugar onde mais de 4 milhões de pessoas transitam todos os dias e onde sempre sobra um tempo para refletir sobre a própria saúde.

Dizendo o que precisa ser dito

Foram selecionados oito dos tipos mais comuns e preocupantes de câncer para serem coadjuvantes nas peças da campanha. E quando dizemos que eles foram coadjuvantes, é porque o protagonismo ficou para o próprio leitor das peças.

Afinal, entendemos que cada tipo de câncer exige uma abordagem diferente e que faça sentido para o público em questão. Daí a necessidade de explorar dados específicos em cada um deles. Confira as peças:

Câncer de mama:
O câncer de mama é um dos mais conhecidos e comuns. Com um mês exclusivo para a sua conscientização, percebemos que era preciso trazer uma perspectiva mais objetiva. Por isso, além do resumo sobre a doença, também produzimos um infográfico que mostra a proporção da doença na população brasileira e listamos alguns dos principais sintomas para que o diagnóstico possa ser feito o quanto antes.

Câncer de próstata:
Que tabu, que nada! Na peça dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata, explicamos a função da próstata no organismo e levantamos alguns fatores de risco que são pontos de atenção e que reforçam a necessidade do exame de toque.

Câncer de pele:
As taxas de incidência do câncer de pele impressionam. O grande diferencial dessa categoria de câncer está no quanto ela é recorrente, mas ao mesmo tempo, pode ser facilmente evitada através de cuidados como o uso de protetor solar e cuidados com o Sol. Esse foi o tema da nossa peça!

Câncer de colo de útero:
Assim como o câncer de mama, o câncer de colo de útero tem chances muito maiores de ser vencido se o diagnóstico for feito antes. Mais comum do que se imagina, ele pode ser detectado a partir de algumas visitas a um profissional da ginecologia. Em nossa peça, trouxemos números e pontos de atenção sobre o tema.

Câncer de pulmão:
Que o câncer de pulmão é extremamente prejudicial e está ligado ao tabagismo, você já sabe. Mas nós quisemos ir além e para isso, criamos uma lista de recomendações para vencer o tabagismo, identificar o câncer de pulmão e evitá-lo.

Câncer de cabeça e pescoço:
Estima-se que apenas no Brasil, foram diagnosticados 41 mil casos de câncer de cabeça e pescoço. Boa parte desses sintomas se concentram na boca: um ambiente para o qual poucas pessoas dedicam atenção, mas que pode ser o principal fator de atenção na detecção dessa doença.

Câncer colorretal:
Hábitos bons fazem rotinas mais saudáveis. Mas o que pouca gente sabe é que eles também podem evitar o câncer colorretal. Nós trouxemos 6 dicas de prevenção que fazem bem para o corpo e a mente!

Tumores geniturinários:
Pouco conhecidos, os tumores geniturinários afetam os órgãos genitais e urinários. Tanto o câncer de testículo quanto o câncer de pênis podem ser tratados com mais facilidades se forem diagnosticados cedo.

O primeiro prêmio foi a conscientização. O segundo, o reconhecimento

Além de uma campanha de altíssimo impacto, com alto índice de visualizações e de engajamento, pudemos conscientizar a população e também fomos premiados pelo Prêmio ABC: que celebra campanhas dos mais diversos segmentos na região do ABC.

Isso aí! Em um dos ambientes mais concorridos do país, conseguimos nos destacar com um tema sensível e conquistamos o título de Melhor Campanha de Responsabilidade Social (3º setor).

Essa foi uma conquista incrível e, além de agradecer aos nossos criativos por toda a paixão envolvida nesse trabalho, também gostaríamos de demonstrar nossa gratidão pela SBOC, uma parceira que confiou no nosso know-how para transmitir uma mensagem tão séria e relevante, sendo a grande responsável pela exposição.

Se você quer se tornar uma referência no design, confie na gente: estamos há anos construindo boas relações no mercado e trabalhando para uma reputação impecável. Entre em contato!

Conheça o grano studio

Seja único

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.