Todas categorias

Aprenda a criar seu modelo de negócio com o Canvas

william-iven-22449-unsplash

By grano

on Wed Mar 21 2018

Reading Time: 2minutes

Não há dúvidas de que organização e estratégia são princípios básicos e fundamentais na hora de iniciar um novo negócio, certo? Se as coisas dão errado neste início, se a confusão sobre como dar o primeiro passo acaba tomando conta da equipe, é possível que sua ideia nem tenha continuidade ou que as coisas acabem realmente dando errado mais para frente.

Para ajudar o empreendedor neste momento crucial, existe uma ferramenta salvadora! O nome dela é Business Model Canvas, ou só Canvas, para facilitar. Trata-se de um mapa visual dividido em nove blocos que permite de maneira fácil esboçar e traçar o modelo de negócios que você espera para a empresa que está iniciando.

O Canvas não exclui o modelo de negócio tradicional no momento da criação de uma empresa, mas funciona como uma resposta à agilidade com que as decisões devem ser tomadas nos nossos dias neste processo.

Abaixo listamos cada um dos tópicos que compõem os nove blocos do mapa:

Proposta de Valor

O que sua empresa tem a oferecer para o mercado e qual o valor que isso transmitirá para os possíveis clientes, compradores e usuários dos seus produtos ou serviços.

Segmento de clientes

Para quem você quer vender? Aqui você lista o tipo de público que quer atingir com sua marca.

Canais

A maneira como seu cliente receberá seu produto ou serviço e terá conhecimento dos mesmos.

Relacionamento com o cliente

Fundamental para qualquer empresa, é necessário traçar estratégias de como essa comunicação com seus segmentos irá acontecer.

Atividade-chave

O que exatamente você vai fazer para alcançar os clientes e entregar sua proposta de valor.

Recursos principais

O que você precisa para colocar em prática as atividades chave de sua empresa.

Parcerias principais

Aqui são listados os possíveis serviços que terão de ser terceirizados para realizar a atividade-chave se sua empresa.

Fonte de receita

Como você vai obter receita em sua empresa? Quais serão as fontes de lucro do negócio que você está iniciando?

Estrutura de custos

A maneira como seus gastos com a empresa serão destinados. Isso é de extrema importância para que se mantenha a ordem e organização de suas finanças.

Isso tudo é posto de maneira gráfica no seu mapa visual. Os especialistas em empreendedorismo sugerem que o mapa seja impresso e as informações colocadas através de post-its coloridos a fim de que a alteração dos dados seja possível quando necessário.

O Sebrae possui um aplicativo gratuito para Android, iOS e desktop com o sistema drag and drop para organizar os blocos do mapa. E o Strategyzer disponibiliza o download gratuito de sua versão do Canvas para impressão.

Aproveite e organize seu negócio da melhor maneira possível! E, se precisar de ajuda para dar o pontapé inicial em sua ideia, fale conosco!

Quem somos

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Temos como foco trazer o melhor resultado sempre com criatividade e eficácia.

Vamos tomar um café?

Obrigado pela mensagem, entraremos em contato em breve!

© 2012–2020 All rights reserved. Made with ❤ by Grano Studio