Conheça os detalhes sobre esse projeto.
Qual é o momento certo de nos transformarmos? Existe uma linha muito tênue entre manter uma tradição viva e perder o timing de uma grande mudança. O nosso case de hoje fala justamente sobre isso.
Trabalhar em rebranding e redesign pode ser um trabalho para profissionais desse segmento, mas a sensibilidade para perceber que é hora de se apresentar de uma nova forma é uma obrigação que deve vir dos próprios envolvidos no desenvolvimento de uma marca, como os sócios, os CEOs e até mesmo os colaboradores.
No caso da 2S, essa transformação veio no momento perfeito. Se você acredita em astrologia, pode dizer que os planetas se alinharam. Se você é mais cético, vale também citar o grande estudo envolvido nesse movimento estratégico. Seja como for, uma coisa é certa: a 2S mudou para melhor! Conheça os detalhes dessa história:
Em outro contexto, a 2S poderia ter sido descrita como uma empresa de tecnologia. Mas apesar de lidar diretamente com soluções tecnológicas, ela vai muito além do que outras companhias do mesmo ramo.
Basicamente, a atuação da companhia envolve tudo que representa uma melhora no ambiente dos clientes a partir de esforços técnicos e tecnológicos.
Isso significa que, muito além de entregar um programa ou um sistema, essa marca desenvolve um trabalho minucioso para analisar o perfil dos seus parceiros e oferecer um conjunto de ações que vão aprimorar a rotina dos profissionais envolvidos.
De acordo com o IBGE, cerca de 47,5% das empresas brasileiras acabam por declarar falência antes do quinto ano de atuação. No setor de tecnologia, esse número é ainda maior. Afinal, nessa área, é necessário contar com um enorme know-how para se manter sempre relevante, mesmo em um segmento que muda quase diariamente.
Esse dado é suficiente para descrever a força de uma empresa que celebra 30 anos de funcionamento. E mais do que isso: são 30 anos de crescimento e adaptação para continuar oferecendo o que existe de mais moderno e sofisticado em termos de soluções.
Dizem que aos 30 anos, estamos em um grande momento de nossas vidas. E é verdade. Mas o que poucos falam é que aos 30 não atingimos o nosso auge: estamos apenas começando a mostrar do que somos capazes.
Para isso, vale uma repaginada. Como você quer que o mundo te veja aos 30 anos? Esse foi o questionamento que inspirou a 2S a procurar a agência essense para um trabalho de reformulação visual.
A essense é uma grande parceira da Grano, e confiou no nosso expertise para materializar esse momento de orgulho e transformação da 2S. Esse foi o estopim para uma grande jornada!
A primeira – e até então, única – marca da 2S surgiu em 1992. Um tempo em que, como os próprios profissionais da 2S contam, a identidade visual era uma preocupação muito dispensável.
Durante 30 anos, as poucas mudanças que aconteceram no branding da empresa foram solicitações do setor de marketing.Por isso, quando chegou o momento propício, o segmento de marketing sabia que era hora de investir no rebranding. O intuito era ressignificar uma marca que tinha orgulho de sua história, mas que também mira com expectativa o que o futuro reserva.
Apesar de ser inspiradora, essa metodologia representou um desafio para o Grano. Afinal, foi preciso executar um grande trabalho de estudo de mercado para encontrar o ponto perfeito de alinhamento entre a essência original da companhia e uma materialização do amadurecimento da mesma.
Um erro muito comum entre as pessoas é a crença de que o rebranding se resume ao processo de modificar um logotipo. A verdade é que são envolvidas diversas áreas para garantir que o próximo momento de uma empresa esteja coerente com o objetivo de todos.
Além disso, tudo é levado em consideração. Logotipos, grafismos e fontes são alguns dos detalhes, mas são apenas parte dessa entrega: planejamentos de publicidade, endomarketing, definição estratégica do posicionamento da marca e, tons de voz são alguns dos pontos trabalhados em um bom rebranding.
A tagline, por exemplo, foi um dos quesitos que foram modificados. A nova tagline escolhida foi “Mais que Tecnologia”, e cada palavra foi selecionada com atenção para expressar, em uma frase curta e forte, todo o potencial que a 2S tem de proporcionar soluções que são modernas, mas também humanas.
Outro ponto interessante é a cor utilizada. Desde sua fundação, a 2S utilizou o azul como principal cor. Os estudos realizados pela Grano indicaram que esse aspecto da marca original era o elo perfeito entre a tradição que deveria ser mantida e, por isso, o azul foi mantido como cor oficial.
Já a tipografia exigiu adaptações para representar a sobriedade sem se distanciar muito da versão inicial do projeto. A facilidade de leitura e a naturalidade foram prioridades nessa atualização, e indicaram o caminho para uma nova fonte que chegou para escrever um novo capítulo!
Outro exemplo do capricho em cada mínimo aspecto do rebranding da 2S foi a ligação visual entre os dois principais elementos do logotipo: o 2 e o S. A versão anterior contava com um cabo/tudo como fonte de conexão. No entanto, em tempos em que o wireless predomina, não fazia mais sentido contar com esse reforço gráfico.
Para driblar esse desafio, transformamos um ponto antiquado em uma transição sutil, orgânica e confortável de olhar. Dessa forma, reiteramos a capacidade da companhia de se adaptar aos avanços da tecnologia.
O trabalho de rebranding da 2S levaram muitas semanas. Foram utilizadas técnicas comprovadas de design, marketing e comunicação para criar um ambiente em que dezenas de profissionais de diferentes áreas se envolveram.
A parte mais interessante desse projeto foram as imersões profundas realizadas dentro da 2S, através de dinâmicas e conversas com diversos profissionais fundamentais que materializaram os pilares da marca:
Isso prova que, quando o trabalho é feito com base em experiência e dedicação, tudo é possível. O resultado do rebranding da 2S possui um diferencial que chama atenção e merece destaque. Ele chegou para… Mudar!
Isso mesmo. Apesar de enxergarmos um rebranding como a entrada em uma nova fase, é importante entender que o futuro sempre nos surpreende. Por isso, ao invés de apenas prever tendências, criamos uma marca capaz de se adaptar ao que os próximos tempos oferecem de melhor.
Mostrar o lado orgânico de uma companhia tecnológica foi desafiador. A nova versão da empresa se abre ao potencial de um mundo que está chegando!
O know-how do Grano foi essencial para alcançar uma meta tão ambiciosa quanto a desse case. Temos orgulho de participar da transformação de companhias dos mais diversos segmentos.
Veja como ficou esse trabalho completo:
Te convidamos a bater um papo conosco e conversar sobre o que a sua marca pode almejar. Seja no aspecto visual, estratégico ou comunicacional, nós sempre temos um café excelente e uma dica melhor ainda para você. Esperamos por você!
Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.