De acordo com o relatório da União Internacional de Telecomunicações divulgado em agosto de 2017, 48% da população mundial já tem acesso à internet. 120 milhões de pessoas estão conectadas somente no Brasil, sendo, assim, o quarto país em número de usuários. Estes dados servem para mostrar que não há mais tempo a perder no que diz respeito a levar a sua empresa para o meio digital.
Não há dúvidas de que a internet só tem a contribuir para o posicionamento de uma empresa no mercado. No entanto, é necessário ter um objetivo bem estabelecido. Assim, neste artigo, apresentamos algumas dicas definitivas de como criar um planejamento estratégico para obter resultados com a sua empresa na internet.
Não é possível atrair oportunidades e obter resultados lançando conteúdos sobre a sua empresa indiscriminadamente na rede. É imprescindível traçar uma estratégia completa que vai chamar a atenção do seu possível cliente e conduzi-lo até o momento da compra. A isto, damos o nome de jornada de compra. Esta consiste em quatro passos: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
1. Aprendizado e descoberta
No primeiro passo, apresentamos ao cliente conteúdos relacionados à empresa a fim de chamar sua atenção e criar o interesse. Estes conteúdos podem ter relação com aquilo que a empresa oferece, mas sem diretamente vender o produto. Por exemplo: você tem uma loja de tênis para corrida e caminhada. Nesta etapa, você pode criar conteúdos diversos para o blog da sua empresa falando sobre diversas modalidades esportivas. Uma pessoa que tem interesse em prática de esportes vai procurar e acabar encontrando sua página. Este é o momento em que você vai alimentar esse interesse e atrai-la para o seu site.
2. Reconhecimento do problema
O segundo passo é o do reconhecimento do problema, ou seja: é hora de fazer com que o provável cliente descubra que tem uma necessidade que, até então, não sabia que tinha. A sugestão aqui é produzir conteúdos falando, por exemplo, sobre como evitar lesões, a forma correta de pisar e o tipo certo de calçado a usar. Assim, a pessoa vai se ver em frente à necessidade de ter um equipamento de qualidade para a prática esportiva.
3. Consideração da solução
Reconhecido o problema, o momento é de considerar uma solução. Nesta etapa, você pode criar conteúdos para as redes sociais dando dicas de como se preparar para caminhadas, focando no tipo de roupas que a pessoa deve escolher para a prática do exercício, de acordo com seu tipo físico, local em que ela fará as caminhadas e horário do dia escolhido para fazê-las.
4. Decisão de compras
Agora que a pessoa já sabe que precisa se preparar adequadamente para praticar um esporte e está decidida a adquirir um tênis apropriado para isso. É na etapa da decisão de compra que você apresentará para o cliente a sua solução para o problema dele, ou seja, o tênis que você vende em sua loja. Aqui, apresente a tecnologia usada em seus tênis que melhora a experiência do atleta, enfatize a qualidade do seu atendimento, fale do custo x benefício do seu produto.
Todo este processo torna todo o seu trabalho com o marketing digital de sua empresa mais organizado e, portanto simples. Além disso, já está mais do que comprovada a importância da produção de conteúdo como estratégia para atrair clientes e leva-los à compra. Assim, apostando e investindo em marketing digital e de conteúdo, sem dúvidas os resultados da sua empresa serão elevados a outro nível!
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