Funil de vendas: o que é e por que adota-lo em sua empresa?

Notebook aberto ao lado de um caderno de anotações, uma câmera fotográfica e fones de ouvido

O funil de vendas é um processo de acompanhamento do cliente desde o início, desde o momento em que ele passa a saber sobre a existência da sua marca, até o momento em que a venda é fechada. Utilizamos a imagem de um funil para tornar visual a ideia de aproximação gradual. É dividido em três partes: o topo, o meio e o final do funil.

O topo do funil é a camada em que ainda não há um cliente. Quer dizer, ele está em algum lugar, mas você precisa chamar sua atenção até sua empresa. Também chamamos esta de fase da consciência. É aqui que o potencial cliente vai saber que sua marca existe, e cabe a você mostrar que ele precisa de você.

Assim, a partir deste momento, descemos para o meio do funil. Aqui, o cliente já compreendeu que tem um problema que precisa ser solucionado. Então, seu papel é mostrar a ele que existe a solução e que é você quem vai dar.

E isso é o que te leva ao fundo do funil. Nesta etapa, o cliente já sabe que precisa de um produto como o que você tem a oferecer. Ele vai pesquisar e comparar, mas a compra já é quase certa. Aqui, você mostra que a sua empresa tem realmente o que seu cliente precisa, está à procura e agora encontrou.

Adotar o funil de vendas na sua empresa faz com que você acompanhe mais de perto seu cliente e permite um monitoramento da venda. Assim, a cada etapa, você consegue saber onde o cliente está e quais são as chances de a compra ser concluída. Isso pode ser feito através de softwares de automação, como o Mailchimp e o RD Station. Além disso, é possível encontrar, no meio de cada caminho, novas estratégias para que o cliente opte pela sua marca.

Por isso, não perca tempo! Inclua agora mesmo o funil de vendas nas suas estratégias de negócio.

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