Na última quinta-feira (18), o WhatsApp lançou uma nova ferramenta para facilitar o trabalho dos donos de micro e pequenas empresas. O aplicativo, que já é, em todo o mundo, muito utilizado por empresários para conversar com seus clientes, agora contará com o WhatsApp Business, que tem como objetivo ser o principal canal de contato entre empresa e consumidor.
Ainda em fase de testes no Brasil, o aplicativo oferecerá recursos adicionais: a criação de perfis comerciais, envio de mensagens automáticas e a disponibilização de estatísticas.
Na versão tradicional, o usuário do WhatsApp cria seu perfil pessoal que contém uma foto, o status e o número de telefone, apenas. Os empresários podem preencher estes itens com os dados de sua empresa, mas o novo aplicativo permitirá a divulgação de dados mais específicos, como horário de atendimento, site oficial, ramo de atuação e endereço.
Outro recurso é o envio de mensagens automáticas. Assim, não é mais necessário redigir mensagens para cada um dos clientes quando há necessidade. É possível, por exemplo, comunicar sobre eventuais alterações de horários, divulgar promoções, responder perguntas frequentes.
Além disso, também será possível receber as estatísticas das interações com os clientes e ter uma ideia de como os consumidores estão recebendo as informações que estão sendo trocadas.
O aplicativo já chegou a cinco países: Estados Unidos, México, Indonésia, Reino Unido e Itália. Deve chegar nas próximas semanas às outras regiões do mundo, inclusive ao Brasil. Será lançado primeiramente para Android, mas existe previsão de lançamento para iOS.
Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.