Aumente seu retorno em 275%

computador aberto e pessoas apontando para a tela

Inbound marketing é o termo utilizado para se referir a qualquer estratégia de marketing focada em conteúdo que visa atrair o interesse do público através de informações relevantes que atribuam valor ao seu produto.

As estatísticas apontam que o retorno sobre investimento (ROI) gerado pelo marketing inbound é de 275% e, além disso, ele é 62% mais barato do que o outbound marketing, que é a forma tradicional de se fazer marketing. Ou seja, empresas que apostam em estratégias como esta só têm a ganhar.

São incontáveis as maneiras de se fazer marketing inbound. As mais comuns são publicações em redes sociais, produção de vídeos para a internet, e-books, newsletters, webinars e podcasts, estratégias em blogs e e-mail marketing. Para isso, é claro, é necessária organização. Assim, dividimos o processo do marketing inbound em cinco ações, que listamos abaixo:

1. Atrair

Antes de qualquer passo, é necessário saber para quem se está falando. Mais do que ter um público alvo definido, é importante ter definida a persona. Persona é um personagem semi-ficcional criado a partir de características comuns de possíveis compradores de seu produto ou serviço. Neste primeiro momento, são definidos também os desafios e possíveis objeções que você encontrará ao se relacionar com sua persona.

Na maioria das vezes, a atração da sua persona vai começar por conteúdos ricos e completos no seu blog. Para isso, trabalhe em artigos que sejam interessantes e também educativos como forma de cativar seu possível cliente.

Além do blog, a ferramenta de atração mais comum são as redes sociais. Na verdade, é um tipo de parte dois da postagem no blog, porque você deve passar para as redes o conteúdo que foi postado lá. Ainda há a vantagem de dar um toque pessoal à relação com o visitante, devido à possibilidade de interagir de maneira mais ampla com ele.

2. Conversão

Depois que o visitante foi atraído para sua página na internet através do conteúdo que você publicou no blog, é o momento de fazer com que eles se tornem oportunidades, ou leads.

Esta etapa costuma ser concluída com a coleta de informações sobre o visitante, como dados de contato, por exemplo. Mas, para isso, é preciso oferecer a ele algo em troca. Você pode criar uma landing page contendo um formulário de contato que, mediante o preenchimento, dará em troca ao lead um e-book ou um acesso exclusivo a um podcast, por exemplo.

3. Fechamento

Aqui você já praticamente conquistou um cliente, mas é preciso mantê-lo por perto a fim de que ele não desista do seu produto ou serviço. Então, a partir do contato obtido na fase anterior, você precisa alimenta-lo com mais conteúdo.

Sugerimos aqui uma campanha de e-mail marketing nutrida com conteúdos relevantes que continuem prendendo a atenção e mantendo o interesse do seu lead no que você tem a oferecer.

4. Finalização

Agora que você já conquistou seu cliente, ele provavelmente já efetuou uma compra ou assinatura de seu produto ou serviço, você não pode esquecê-lo nem deixar que ele te esqueça. É necessário manter o relacionamento e o contato, através de conteúdos inéditos, ainda por e-mail e também nas redes sociais e no blog, para mostrar que sua empresa continua viva e que ele sempre pode contar com aquilo que você tem a oferecer! Também é importante deixar o canal aberto para que o cliente dê o feedback a respeito de seus conteúdos.

Além disso, se o cliente gostou do seu atendimento e do seu produto, ele vai querer contar às pessoas de seu círculo de convívio. É aí que novas oportunidades aparecem e o ciclo recomeça!

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