Facebook reconhece erro e volta atrás em decisão

Celular aberto na fanpage do Facebook ao lado de notebook

Na última quinta-feira (01), o Facebook anunciou que está recuando da decisão de separar o conteúdo noticioso das publicações de amigos em dois murais diferentes no site.

A ideia era fazer com que a entrega de conteúdos fosse feita de maneira separada. Assim, postagens de página de veículos jornalísticos chegariam em um mural denominado Explore Feed, e as atualizações de amigos e familiares continuariam chegando na linha do tempo principal dos usuários.

O projeto começou a ser testado no último mês de outubro em seis países e já vinha sofrendo críticas da parte, tanto da imprensa, quanto de usuários da rede social. Foi esta decisão, inclusive, que fez com que a Folha de S. Paulo anunciasse que não mais alimentaria sua página no Facebook com novos conteúdos.

A empresa realizou uma pesquisa de satisfação com o novo formato de entrega de conteúdos na rede social nos países onde a mudança estava sendo testada e, na quinta-feira passada, o responsável pelo Feed de Notícias, Adam Mosseri, veio a público para explicar o motivo do recuo. Mosseri disse que a pesquisa mostrou que os usuários estavam insatisfeitos com a alteração no feed. Para os entrevistados, este novo esquema de dois murais diferentes não facilitava a conexão com os amigos e familiares, tampouco era útil para ter mais acesso às informações importantes.

Já é sabido que muitas pessoas usam as redes sociais como único meio de informação. Assim, a separação em dois feeds facilitaria a formação de “bolhas” e a segregação no meio digital.

Conheça o grano studio

Seja único

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.