Nunca mais confunda branding, identidade visual e marca

branding

Quando idealizamos uma marca, não demora muito para que sejamos invadidos por uma série de dúvidas, indecisões e informações. Em poucos minutos, já temos uma lista de tarefas a cumprir, e muitas vezes nem sabemos por onde começar.

“Identidade visual”, “plano de branding”, “manual de identidade visual”… Essas são algumas das muitas coisas com que nos deparamos, mas que podem acabar ficando confusas e causar problemas.

É exatamente por isso que trouxemos um guia definitivo com tudo que você precisa saber para entender de uma vez por todas o que esses processos significam e como você deve realizá-los. Vamos começar?

O que é identidade visual?

identidade visual

Comecemos por um recurso simples e indispensável, mas que pode causar algumas confusões: a identidade visual. Essa ferramenta nada mais é do que um conjunto de cores, formas, fontes, grafismos e estilos pré-definidos para uma determinada marca. Essas decisões devem ser tomadas com base no público-alvo, nos valores da empresa e na mensagem que eles querem transmitir.

Quando usadas corretamente, essas informações criarão um ambiente que pode ser facilmente reconhecível como sendo uma produção da sua marca. É exatamente aí que ela se qualifica como uma identidade visual.

Por que utilizar a identidade visual?

Mas afinal, qual é a vantagem de utilizar a identidade visual? Basicamente, tudo começa com a vantagem do reconhecimento. Ao utilizar sempre os mesmos tons de cor, fontes e figuras, você está criando um padrão.

Além disso, também existe o benefício da legitimidade: ao detectar um cuidado com a identidade visual, o consumidor percebe que existe um trabalho profissional por trás da sua comunicação. É uma forma de mostrar seriedade e compromisso, e traz segurança para que as pessoas fechem negócios.

Vale citar também, é claro, a facilidade de criar peças visuais. Quando você já tem em mente a materialização da sua marca, você ganha tempo e qualidade na missão de criar anúncios, cartazes, flyers, outdoors, capas ou o que for necessário.

Como criar uma identidade visual?

E como isso tudo começa? Bom, para criar uma identidade visual é preciso ter duas informações em mente:

  • Como você quer se posicionar diante do público.
  • Como o público quer ver você.

Isso porque não adianta se limitar ao que você acha bonito e confortável visualmente: é preciso considerar também se o seu público entenderá da mesma maneira. Se você possui um público de segmento X, por exemplo, deve ter uma escolha visual totalmente diferente do segmento Y. Não existe melhor nem pior: existe apenas o que reflete o seu público, e é feito com respeito às regras básicas do design, para que a leitura e a compreensão sejam fáceis.

O ideal é consultar um profissional da área para que ele possa lhe ajudar a criar essa identidade. Procure referências, busque indicações e escolha por um designer que combine com o perfil da sua empresa.

Chegou a vez do tal do Branding

branding e identidade visual

Agora que já entendemos o que é identidade visual, vamos para o outro requisito! Ele mesmo: o temido Branding.

Temido porque afinal, esse conceito, quando não é explicado direito, pode assustar… Mas calma, é mais simples do que você imagina. Veja só: o Branding nada mais é do que a criação e aplicação de um plano de gestão da sua própria marca e tudo que diz respeito aos valores e ideais dela.

Por exemplo, criar ações criativas e definir normas de linguagem são técnicas clássicas do Branding. Se estiver em dúvida, basta pensar: é algo que agrega valor à sua marca? Se sim, faz parte do Branding.

Por que utilizar Branding?

Com essa explicação, a importância do Branding fica muito óbvia: ele é essencial para que você se diferencie da concorrência, garanta um espaço no imaginário do público, demonstre legitimidade e, claro, consiga converter todo esse esforço em vendas.

Você pode conseguir coisas similares com anúncios e com sua identidade visual? Até certo ponto, sim. Mas existem vantagens que só um plano de Branding pode proporcionar. Afinal, é ele que permite que você consiga que todas as ferramentas de comunicação e inovação da sua empresa caminhem na mesma direção.

Como criar um plano de Branding?

E olha só essa dica: fazer Branding não é só para grandes empresas, nem precisa ser difícil. Nada disso. Hoje em dia, já é possível praticar essa gestão com o apoio de agências e profissionais qualificados. Quando a companhia consegue aliar o design e o Branding, fica melhor ainda!

Comece observando seu público: como ele se comporta? O que ele deseja e o que você pode oferecer para suprir essa necessidade? Como ele se comunica, o que faz no tempo livre e como quer ser impactado?

Essas são perguntas que fazem parte de qualquer plano de Branding, e que funcionarão como um guia para o seu projeto.

Pra fechar com chave de ouro… A marca!

marca

Por último, mas não menos importante… A marca!

Talvez você ache que marca e identidade visual são a mesma coisa… Mas não é bem assim.

Marca é basicamente tudo que chega ao consumidor: embalagem, redação, anúncios, e-mails, brindes, aromas, texturas, produtos e até mesmo o contato que o público tem com os vendedores.

Olha só que legal esse pensamento de Kotler sobre a marca:

“A marca é uma totalidade de percepções – tudo o que se vê, ouve, lê, conhece, sente, pensa etc. – sobre um produto, serviço ou negócio”.

Com essa citação, fica claro como caracterizar uma marca, não é mesmo?

Por que ter uma marca?

Porque com uma marca, você conta uma história!

Isso aí: mais do que vender um produto e terminar a relação por aí, a marca permite que você continue a relação e fidelize um cliente. É como se fosse o “manter assunto” com alguém com quem você quer continuar conversando, sabe?

É aquela forma de dizer que você é você: com sua essência, sua unicidade e toda a sua filosofia.

Como criar uma marca?

Todo mundo precisa de uma marca! E não serve qualquer uma: precisa ser uma marca DAQUELAS!

Busque referências e converse com profissionais qualificados para isso . A partir daí, transmita seu briefing com atenção e dedicação: isso será essencial para que seu resultado chegue o mais perto possível do que você imaginou.

Depois, gerencie e acompanhe a sua marca. Proporcione junto com os seus profissionais, ações para que você e todos da sua empresa sintam e transmitam a essência da sua marca.

Entendeu? Agora é só colocar em prática!

Pronto, agora você tem tudo que precisa para se comunicar de uma forma mais clara, objetiva e com alto desempenho. Saber a diferença entre esses três tópicos é o que diferencia empresas de destaque, e é importante estar sempre se atualizando sobre esse tema.

Calma, tem quem te ajude!

Se você terminou esse artigo com preocupações sobre como começar, não se desespere! Apesar de ser um trajeto grande, você não precisa passar por ele de forma solitária. Existem agências e profissionais de alto padrão que estão prontos para lhe atender com o know-how e com o atendimento que você merece.

A Grano, por exemplo, está sempre pronta para isso. Acreditamos que criatividade é como uma boa xícara de café: que sempre fica melhor se for compartilhada com pessoas inspiradoras.

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