O que você espera de um site na internet?

Imagem de uma área de trabalho decorada com livros e plantas e um computador com a frase

Coloque-se no lugar do seu cliente. Ao procurar por algo relacionado a sua marca, o que você gostaria de encontrar? Como você gostaria de ver o produto que vende sendo mostrado na internet?

A partir destas perguntas é possível começar a pensar no seu site – e mais, na sua empresa – com mais carinho. Sabe aquela ideia de que não devemos fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que fizessem a nós? Isso se aplica em quase tudo na nossa vida. Olha só: se eu quero encontrar algo na internet e dou de cara com um site pouco funcional, com informações demais, complicado de encontrar aquilo que eu busco, por que eu deveria oferecer algo semelhante a isso ao meu cliente?

Hoje em dia não dá para pensar em design e marketing digital sem priorizar a experiência do usuário (UX). Esta área do design, que vem crescendo nos últimos anos, não se trata apenas de uma nova estratégia, mas de algo em que qualquer um que tenha como objetivo atender as expectativas e necessidades do cliente deve se aprofundar. E a chave do UX é justamente o ato de se colocar no lugar do cliente: empatia.

Assim, é possível que, se seu site não tem recebido muitas visitas, talvez você não esteja oferecendo ao cliente a experiência que você gostaria de ter ao buscar por algo na internet. Pense nisso!

Para isso, faça a si mesmo algumas perguntas, como:

1. Minha mãe entenderia o site, se ela acessasse?

Para saber se o seu site é funcional e se atende a um dos princípios básicos do UX, é preciso saber se as pessoas que não têm o mesmo conhecimento de internet que você e eu temos saberiam acessá-lo e utilizá-lo com tranquilidade. Pergunte-se se uma pessoa mais velha conseguiria entender os caminhos do seu site, onde clicar, onde encontrar o que ela quer ao acessá-lo.

2. As informações estão claras?

O cliente vai conseguir entender logo de cara o que você está vendendo e seu propósito, quando entrar em seu site? Acontece, muitas vezes, de acessarmos sites que não permitem uma rápida identificação sobre a proposta para o cliente. E isso tudo se dá através não somente de textos informativos e conteúdos presentes no site, mas também da identidade visual do site. Às vezes, as cores utilizadas não combinam com o conceito vendido. Por exemplo, não dá para vender óleos essenciais para banho com a proposta de remeter à natureza e de relaxar, utilizando cores fortes como preto e vermelho. É necessário pensar, também, nesse aspecto.

3. Meu site rompe fronteiras?

Lembre-se de uma coisa: a internet é uma rede que conecta cada indivíduo a todos os outros indivíduos de todo o mundo. Seu site não é somente para as pessoas do seu círculo social, ou mesmo da sua cidade ou estado. Seu site não é nem mesmo somente para as pessoas que dividem o mesmo país com você. Seu site é para a internet, para o mundo. O cliente em potencial que vive na Ásia ou na África precisam ter a mesma experiência com seu site que o cliente que vive no interior de Minas. Precisa ser acessível a todos.

4. Meu site cativa?

Tem site que nós demoramos a fechar do navegador porque dá gosto de ver! Seu site persuade o público a querer ficar, querer saber mais? Tudo isso é importante.

5. Meu site é diferente?

Ninguém quer mais do mesmo. Busque ir além, fuja do convencional. Use a criatividade para ser o melhor do seu segmento, e não somente muito bom, melhor que alguns, mas não que todos. Seja único!

Conheça o grano studio

Seja único

Somos um estúdio especializado em design, branding, identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Nosso foco é trazer o melhor resultado, sempre com criatividade e alto desempenho. Através de pesquisas, benchmark e análises, encontramos uma narrativa e fazemos emergir as características que o tornam único, assim como um bom café.